Dezenas de milhares de jovens franceses se encontraram com o Papa Bento XVI no átrio da Catedral de Notre Dame para cumprimentá-lo em sua primeira visita a França. O Papa os chamou a seguir a Cristo e abraçar sua cruz em resposta "à sedução que oferecem pseudo sabedorias religiosas ou filosóficas, a superficialidade da fé e a moral dissoluta".

Minutos antes, o Pontífice presidiu a reza das Vésperas solenes no interior do templo, acompanhado por sacerdotes, religiosos e seminaristas franceses.

Em sua saudação aos jovens, lembrou a recente Jornada Mundial da Juventude de Sydney, e alentou aos jovens a "dar testemunho de Deus" e ter uma vida de intensa oração.

"Vos alento, pois, a terdes as palavras justas para anunciar a Deus ao vosso redor, respaldando vosso testemunho com a força do Espírito suplicada na prece", disse o Papa.

Do mesmo modo, refletiu sobre uma passagem de Carta de São Paulo aos Coríntios e lembrou que o Apóstolo arremetia contra "perigos parecidos com os que hoje conhecemos".

Ante esta situação, assegurou que "a única sabedoria verdadeira é a de Cristo" e convidou aos jovens a compreender cada vez melhor o sacramento da Confirmação.

Também se referiu à cruz de Cristo como símbolo "da sabedoria de Deus e seu amor infinito", "a testemunha muda dos padecimento dos homens" e a "expressão de todas suas esperanças".

"Queridos jovens, sei que venerar a cruz às vezes também leva consigo o escárnio e inclusive a perseguição", adicionou.

Ao final deste encontro, o Papa Bento XVI se dirigiu à Nunciatura. Amanhã chegará ao Santuário de Lourdes.