O Papa Bento XVI assinalou que "para muitos Deus se converteu no grande desconhecido" e advertiu que quando o homem pretende usurpar a funções de Deus, "a formação do mundo pode facilmente transformasse em sua destruição".

Diante de 700 representantes do mundo da cultura francesa, incluindo vários muçulmanos, reunidos no Colégio dos Bernardinos, o Papa se referiu à origem da teologia ocidental, as raízes da cultura européia e reiterou que através da razão se pode chegar a Deus.

O Santo Padre destacou a importância da cultura monástica ocidental, cujo objetivo era procurar Deus. Precisou que esta busca de Deus exige uma cultura da palavra e que a Sagrada Escritura, "tendo em conta que se trata de uma coleção de textos literários cuja redação durou mais de um milênio", precisa da interpretação.

"Seria fatal se a cultura européia de hoje chegasse a entender a liberdade só como a falta total de vínculos e com isto favorecesse indevidamente o fanatismo e a arbitrariedade. A falta de vínculos e arbitrariedade não são a liberdade, senão a sua destruição", indicou o Pontífice.

Do mesmo modo, referiu-se ao testemunho do Apóstolo São Pablo, neste ano dedicado a celebrar o 2000º aniversário de seu nascimento, e pediu aos homens "deixar-se encontrar Por Deus", considerando que "nossas cidades já não estão cheias de altares e imagens de múltiplos divindades. Para muitos, Deus se converteu realmente no grande desconhecido".

Segundo o Papa, uma cultura "meramente positivista que circunscreva ao campo subjetivo como não científica a pergunta sobre Deus, seria a capitulação da razão, a renúncia a suas possibilidades mais elevadas e conseguintemente uma ruína do humanismo, cujas conseqüências não poderiam ser mais graves".

Neste sentido, precisou que a base da cultura européia é a busca de Deus e a disponibilidade para lhe escutar, que seguem "sendo ainda hoje o fundamento de toda verdadeira cultura".

"Um Deus só pensado e inventado não é um Deus. Se Ele não se revelar nós não chegamos até Ele. A novidade do anúncio cristão é a possibilidade de dizer a todos os povos que Ele se revelou, Ele se mostrou. Mas isto não é um fato cego, senão um fato que em si mesmo é Logotipos (razão). É obvio que terá que contar sempre com a humildade da razão para poder acolhê-lo", indicou.