O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ofereceu hoje ao Papa uma série de presentes durante o encontro que ambos mantiveram no Palácio do Elíseo, entre eles uma litografia em branco e negro do pintor francês Zéphirin Belliard representando ao Mozart, o músico preferido do Bento XVI. Além disso, deu-lhe de presente uma edição original das 'Provinciais' do filósofo Blaise Pascal e a nova versão da medalha da presidência francesa.

Depois de intervir na Sala de Festas do Elíseo ante as autoridades francesas, onde defendeu a idéia de uma laicidade compatível com a fé, o Santo Padre retornou à Nunciatura. Pouco antes das 17.30, chegou ao colégio dos Bernardinos, magnífico edifício cisterciense situado no coração do bairro latino e recentemente restaurado onde Bento XVI se dirige à comunidade cultural francesa antes de percorrer o Sena em papamóvil caminho de Notre Dame.

Ali, celebrará as Vésperas com a comunidade eclesiástica e saudará os 15.000 jovens congregados desde primeira hora da tarde na praça da catedral para escutar a mensagem do Papa em sua primeira visita apostólica a França.