Ao comemorar mais um aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, o Núncio ante a ONU na Sede de Nova Iorque, Dom Celestino Migliore, reiterou a preocupação da Santa Sé pelas necessidades das vítimas do terrorismo e alentou a trabalhar por elas.

Conforme informa Rádio Vaticano, assim o indicou o Arcebispo em sua intervenção no simpósio sobre o tema "Apóio às vítimas do terrorismo". Dom Migliore reiterou que as ações terroristas "negam às pessoas não só seus direitos humanos fundamentais, mas também afetam ao coração mesmo de nossos seres queridos: nossas famílias, nossos lares e nossa confiança básica na humanidade".

Depois de assinalar que "os debates sobre a natureza do terrorismo são necessários", o Prelado precisou que "não se deve esquecer a urgência de responder às necessidades das vítimas do terrorismo". Por isso se deve impulsionar tudo quanto ajude a "reconstruir suas vidas, aliviar seus sofrimentos e pôr fim à espiral de violência e de ódio".

Depois de alentar "maiores esforços para confrontar as conseqüências espirituais e psicológicas que se repercutem também a longo prazo nas vítimas do terrorismo", Dom Migliore evocou a jornada de duelo, solidariedade e oração convocada pelo Servo de Deus João Paulo II logo dos atentados de 11 de setembro.

"Este é um dos exemplos dos muitos modos em que a Santa Sé e as organizações relacionadas brindaram assistência imediata às vítimas de atividades terroristas e àqueles que vivem em regiões afetadas por conflitos, causa inicial com a que se relaciona e perpetúa o terrorismo", disse o Arcebispo.

Finalmente reiterou a condenação da Santa Sé ao terrorismo que "não faz nada para promover autênticos fins sociais ou políticos, senão só para garantir um maior número de vítimas" já que somente gera maior sofrimento, medo e ódio.