Além de escolher a um novo Presidente, os votantes de 11 estados norte-americanos decidirão hoje se aprovarão emendas constitucionais para proteger o matrimônio como a união entre homem e mulher.

A quinta parte do eleitorado nacional participa de referendos que decidirão a proibição implícita da legalização de uniões homossexuais. Segundo as últimas pesquisas, os resultados não serão tão disputados como os que possivelmente obterão ao final da jornada George W. Bush e John Kerry, e se espera que muitas proibições sejam aprovadas.

As campanhas, realizadas principalmente por grupos pró-família, concentraram-se na defesa do matrimônio como a união entre homem e mulher. Muitas organizações católicas e protestantes se somaram a estas iniciativas que rebatem as milionárias campanhas de ativistas homossexuais que pretendem legalizar as uniões do mesmo sexo.

As Pesquisas sustentam que as emendas constitucionais estatais ganharão amplamente em Oklahoma, Kentucky, Arkansas, Michigan, Montana  e Ohio.

A decisão de emendar as constituições se tomou logo que uma corte de Massachusetts tornou esse estado no único que legalizou as uniões do mesmo sexo nos Estados Unidos.