O Reitor Maior dos Salesianos, Pe. Pascal Chávez Villanueva, manifestou sua solidariedade com os cristãos índios da região de Orissa, que nas últimas semanas foram vítimas da intolerância religiosa de grupos extremistas.

Junto a membros de seu Conselho, o Pe. Chávez expressou sua contrariedade ante a violência ocorrida e augurou para que prevaleça a razão e, sobretudo, o respeito recíproco.

Através de um comunicado, o sacerdote lembrou que a liberdade de pensamento, de religião e de expressão, são alguns dos direitos fundamentais do homem, e que são universais, invioláveis e não arbitrários.

Do mesmo modo, o Pe. Chávez Villanueva reiterou o compromisso dos salesianos pela educação, lembrando que os direitos humanos são o "caminho privilegiado para levar a cabo nos diversos contextos o compromisso de prevenção, de desenvolvimento humano integral e de construção de um mundo mais eqüitativo, mais justo e mais saudável".

A realização e a proteção dos direitos humanos, afirmou, é um espaço privilegiado de encontro e diálogo entre as diversas culturas e religiões do mundo.