Mais da metade dos franceses, 53 por cento, tem uma boa opinião do Papa Bento XVI e três de cada quatro o consideram sobre tudo conservador, segundo uma sondagem elaborada pelo CSA que publica hoje o jornal Le Parisien em vésperas da visita de quatro dias que realizará o Santo Padre a França.

25 por cento dos pesquisados diz ter uma má opinião do Pontífice e 22 por cento assegura não ter nenhuma, o que, segundo o periódico, confirma a idéia de que o Papa segue sendo pouco conhecido na França.

Entre os cidadãos que o apreciam são mais os de direitas (68 por cento) que os de esquerdas (45 por cento) e os operários e empregados (58 por cento) que os quadros e profissões liberais (40 por cento).

Além disso, três de cada quatro franceses, 76 por cento dos pesquisados e 78 por cento dos que se consideram católicos, sustentam que Bento XVI é conservador, uma opinião que se encontra em virtualmente todos os lances de idade.

"Os franceses mantêm a imagem de guardião da doutrina da fé que teve durante vinte e quatro anos no Vaticano", assinala a vaticanista Isabelle de Gaulmyn.