O Papa Bento XVI lembrou esta manhã ao receber aos bispos da Conferência Episcopal Paraguaia que se encontram em sua visita "ad limina" no Vaticano, que "um aspecto significativo da missão própria dos seculares é o serviço à sociedade através do exercício da política".

Ao receber aos prelados da Conferência Episcopal Paraguaia, o Santo Padre lembrou, como dissesse em sua Encíclica Deus Caritas est que "o dever imediato de atuar em favor de uma ordem justa na sociedade é mas bem próprio dos fiéis leigos".

"Se deverá alentá-los, portanto, a que vivam com responsabilidade e dedicação esta importante dimensão da caridade social, para que a comunidade humana da que formam parte com todo direito progrida na justiça, na honradez, na defesa dos verdadeiros e autênticos valores, como a salvaguarda da vida humana, do matrimônio e da família, contribuindo desta maneira ao verdadeiro bem humano e espiritual de toda a sociedade", exortou o Pontífice aos bispos paraguaios.

Deste modo destacou a necessidade da missão evangelizadora indispensável dos leigos, para que a mensagem cristã chegue "até o último rincão do mundo". "Sua vocação específica consiste em impregnar de espírito cristão a ordem temporária e transformá-lo segundo o intuito divino. Os Pastores, por sua parte, têm o dever de lhes oferecer todos os meios espirituais e formativos necessários para que, vivendo coerentemente sua fé cristã, sejam verdadeira luz do mundo e sal da terra", acrescentou.

Bento XVI também se referiu aos desafios pastorais que surgem em meio de um "ambiente cultural que tenta marginar a Deus das pessoas e da sociedade, ou que o considera como um obstáculo para alcançar a própria felicidade", situação perante a qual se faz urgente "um vasto esforço missionário que, pondo a Jesus Cristo no centro de toda ação pastoral, dê a conhecer todos a beleza e a verdade de sua vida e de sua mensagem de salvação".

"Os homens têm necessidade desse encontro pessoal com o Senhor que lhes abra as portas a uma existência iluminada pela graça e o amor de Deus. Neste sentido, a presença de testemunhos verazes de autêntica vida cristã, junto à santidade dos pastores, é uma exigência de perene atualidade tanto na Igreja como no mundo", disse o Papa.

O Papa animou logo a formar permanentemente aos sacerdotes e cuidar de sua vida espiritual "para que, movidos por um profundo sentido de amor e obediência à Igreja, trabalhem sem descanso oferecendo a todos o único alimento que pode saciar a sede de plenitude do homem, Jesus Cristo nosso Salvador".

Bento XVI lembrou logo que o exemplo de santidade dos presbíteros suscitará em "muitos jovens o desejo de seguir a Cristo no sacerdócio, respondendo com generosidade a seu chamado" e animou a promover a pastoral juvenil e vocacional atendendo além disso as necessidades materiais e espirituais dos seminaristas para que possam " adquirir uma sólida vida interior e uma apropriada preparação intelectual e doutrinal, especialmente pelo que se refere à natureza e identidade do ministério sacerdotal".

Depois de alentar o trabalho dos religiosos e agradecer seu serviço, Bento XVI disse aos bispos que levem aos fiéis paraguaios "a saudação, a proximidade e a oração do Papa". Finalmente o Santo Padre encomendou aos prelados "à intercessão da Virgem Maria de Caacupé", Padroeira do Paraguai, "suas pessoas, intenções e projetos pastorais. Dou-vos com todo meu afeto uma especial Bênção Apostólica".