A agência vaticana Fides divulgou uma carta enviada pelos bispos do Paquistão ao novo Presidente do país, Asif Ali Zardari, viúvo de Benazir Bhutto, em que lhe oferecem suas orações e solicitam proteção para as minorias religiosas diante dos ataques dos extremistas.

Zardari foi eleito na votação de sábado 6 de setembro e já tomou posse oficial.

A carta, assinada pelo Dom Lawrence Saldanha, Arcebispo de Lahore e Presidente da Conferência Episcopal do Paquistão, pede a Deus que "o proteja e o conserve em boa saúde" ao tempo que expressa o desejo da comunidade cristã de que o Presidente "traga unidade, paz e desenvolvimento à nação".

"Expressamos nosso ardente auspício de que os pertencentes às minorias religiosas, que são um pequeno número, possam gozar de seus direitos legítimos, assim que cidadãos da República Islâmica do Paquistão, e estejam protegidos antes as possíveis agressões de elementos fundamentalistas e extremistas", sustenta o documento.

Do mesmo modo, augura ao Presidente que "sob sua guia o país cresça e seja próspero, assegurando o pleno apoio e a colaboração da comunidade católica para construir um Paquistão melhor", segundo o sonho de Benazir Bhutto, assassinada em um atentado em dezembro de 2007.

Conforme recorda Fides, no Paquistão "sofrem o clima de intimidação e hostilidade sobre tudo as minorias religiosas, entre estas a comunidade cristã. Em particular, no Noroeste do Paquistão os fiéis são objeto de contínuas violências e ameaças, e cada dia correm perigo de morte, por causa dos grupos terroristas que invadem a área".