O Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Octavio Ruiz Arenas, destacou que a viagem do Papa Bento XVI "à França é realmente uma peregrinação Mariana já que ele quer dar grande realce à celebração dos 150 anos das aparições da Lourdes. Neste momento o Papa lembra o dogma da Imaculada Concepção".

Dom Ruiz fez estas declarações em Rádio Vaticano, aonde também comentou que este dogma da Imaculada Concepção recorda "a toda a Igreja que Maria nasceu sem pecado original e que estava cheia de graça do momento mesmo de sua concepção em preparação a esse evento magnifico da encarnação do Filho de Deus. Por isso a visita do Santo Padre a Lourdes constitui em primeiro lugar um reconhecimento da Igreja a esse dogma que chegou ao mais profundo do coração de todos os católicos".

"E em segundo lugar é um acompanhamento a todas aquelas pessoas que com fé e devoção se acolhem ao amparo da Santíssima Virgem Maria e vão pedindo a ela não somente a saúde para seu corpo mas também a graça para sua conversão", continuou.

Finalmente, o Arcebispo assinalou que "por isso acompanhamos ao Santo Padre em sua peregrinação e pedimos que através dele possamos escutar essas palavras que enchem de gozo a todos os católicos recordando as glórias da Santíssima Virgem Maria.