O Arcebispo de Sucre, Dom Jesus Pérez Rodríguez, alentou a todos os bolivianos a defender a vida da concepção até a morte natural; e rechaçou deste modo toda tentativa para legalizar o aborto no país a partir do projeto constitucional aprovado pelo oficialismo em 2007.

"Quando os bispos, e junto a eles os cristãos, defendemos o direito a nascer, a defesa da vida da concepção, não estamos tomando decisões políticas, senão sim morais e religiosas", explicou o Prelado durante a celebração da festividade da Virgem de Guadalupe na cidade de Sucre, ante o projeto constitucional que deixa as portas abertas para a legalização do aborto.

Em sua homilia, o Arcebispo advertiu que "toda lei que não defenda a vida do nascimento é uma porta aberta à morte dos seres inocentes que estão no ventre materno. Tudo o que aprove uma lei abortiva comete um grave pecado".

Deste modo exortou a todos a "defender a vida do momento da concepção".

"Todo o apoio em prol da vida será pouco em uma sociedade hedonista, consumista, sensualista e sexista, que esquece a origem divina da pessoa, de sua vida", advertiu.