O Instituto de Pastoral Andina (IPA) anunciou o relançamento da revista "Allpanchis Phuturinqa", publicação dedicada à investigação sócio-cultural e religiosa dos Andes peruanos, de um novo enfoque pastoral.

A edição número 69 da revista –que fará 40 anos de circulação– será apresentada na quinta-feira 2 de outubro no Auditório de Santa Mónica da cidade do Cuzco às 19h.

Ao ato assistirão Dom Kay Martín Schmalhausen, Bispo Prelado de Ayaviri; Dom José Maria Ortega, Bispo Prelado de Juli, e Dom Miguel La Fay Bardi, Bispo Prelado de Sicuani e Presidente do Diretório do IPA nesta nova etapa.

"No presente número de Allpanchis: 'Investigação e Pastoral no Mundo Andino' podemos apreciar o espírito de mútua colaboração entre pastoral e investigação e expor temas de caráter comemorativos com o objetivo dos quarenta anos de Allpanchis" com a re-publicação de "artigos que manifestam a possibilidade de convergir os estudos andinos e as necessidades pastorais no sul andino", explicou o Dr. Fernando Valle Rondón, editor da revista.

Nesta edição se incluirá um artigo do jesuíta espanhol Manuel Marzal "sobre o processo de cristianização do indígena peruano. Baseado em fontes primárias e abordando de maneira genérica mas profunda o longo e intenso processo de evangelização no mundo andino, o trabalho do Pe. Marzal constitui uma excelente amostra do contexto institucional de Allpanchis", indicou o IPA.

Além disso, "com o propósito de recuperar a temática religiosa", a nova edição inclui, entre outros, dois artigos relacionados com a história da evangelização: um sobre a vida missionária do clérigo crioulo Frei Luis Jerónimo de Ore, escrito por Giuliana Miranda Larco; e um estudo inédito sobre um colégio apostólico de Propaganda Fide em Arequipa realizado pelo investigador Álvaro Espinoza de la Borda.

"Esperamos então que esta edição de Allpanchis encaixe com a intenção primária dos pastores que fundaram o Instituto de Pastoral Andina que não duvidaram em promover com entusiasmo os estudos acadêmicos sobre o mundo religioso andino, com as ferramentas e métodos de investigação das modernas ciências sociais", adicionou o IPA.

O IPA é uma associação religiosa inter-diocesana, que tem como missão servir à reflexão e à ação pastoral e social da Igreja Católica, concretamente nas circunscrições eclesiásticas onde atua e sob a guia de seus Pastores, para dinamizar a tarefa da nova evangelização.

Para maior informação se pode visitar o site Web http://www.ipandina.org