O Arcebispo do Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, precisou que as raízes cristãs da Europa permitem a este continente conhecer sua própria identidade; e que não se pode as apagar simplesmente porque são além disso uma "verdade histórica".
Em uma conferência ditada na Pontifícia Universidade Católica do Chile titulada “As raízes cristãs da Europa”, o Cardeal indicou que estas “são uma verdade histórica, empiricamente comprovável, ela tem necessidade de reconhecer sua própria história sem a qual não pode identificar-se a si mesma, nem obter sua integração e a construção de sua unidade na diversidade, nem ter nenhum relato ao redor do qual nos reunir para sua identificação”.
Depois de precisar que não se pode eliminar o Cristianismo da história da Europa, o Cardeal destacou que "Europa tem uma identidade própria, que não seria nada se não fosse também expressão e veículo de uma civilização que compreende nossa cultura e nossos valores, uma expressão de quem sou, um instrumento para realizar o que quereríamos ser".
Deste modo assegurou que a modernidade européia mesma, que deu ao mundo o ideal democrático e os direitos humanos, toma os próprios valores de sua herança cristã.
"Mais do que como lugar geográfico pode ser considerada, portanto, como um conceito predominantemente cultural e histórico-espiritual que caracteriza uma realidade nascida como continente graças, também, à força aglutinante do cristianismo, que soube integrar povos e culturas diferentes e que está intimamente vinculado à cultura européia", explicou.