O Arcebispo de Paris, Cardeal André Ving-Trois, assinalou em uma conferência de imprensa que o Papa Bento XVI “vem a reunir-se com os franceses, em especial os católicos” no que será a primeira visita do Santo Padre a este país europeu.
O Cardeal Ving-Trois assinalou que, a sua chegada a terra francesa nesta sexta-feira o Pontífice será recebido pelo Presidente Nicolas Sarkozy com quem terá “um encontro protocolar habitual”.
Seguidamente, o Papa Bento XVI presidirá a Eucaristia na Catedral de Notre Dame e, logo depois de saudar os jovens na porta do templo, realizará uma procissão ao redor da Catedral no papamóvil.
O Cardeal Ving-Trois ressaltou além disso o discurso que o Papa dará no Colégio dos Bernardinos na mesma sexta-feira logo depois da Missa, que versará sobre a articulação entre “a fé cristã, a razão e a cultura”.
O Cardeal indicou além disso o encontro que o Santo Padre tem previsto em sua visita com “os responsáveis pela comunidade judia antes de que comece o Sabbat e posteriormente com os da comunidade muçulmana”.
No sábado de manhã se oficiará a Missa na Esplanada dos Inválidos, evento ao que se espera a concorrência de 200 mil pessoas, em sua maioria jovens. A visita do Santo Padre culminará com a Eucaristia oferecida no Santuário de Lourdes, em 15 de setembro seguinte, celebrando a sua vez o 150 aniversário das aparições da Virgem a Santa Bernardette no lugar.