O Arcebispo de Ranchi e presidente da Conferência Episcopal da Índia, Cardeal Telesphore Toppo, afirmou que os ataque de fundamentalistas hindus mais que causar temor, reforçam a fé e o testemunho de vida dos cristãos.

Em declarações à agência Fides, o Cardeal Toppo assinalou que sempre haverá ataques de extremistas, mas afirmou que estes episódios “constituem um sinal de que a comunidade católica está viva e dinâmica, e oferece um testemunho visível”.

Depois de assinalar estes fatos indicam que existem “forças ativas contra os cristãos”, o Cardeal explicou que a Igreja é com freqüência “vítima de preconceitos, de suspeita e de uma visão instrumental que troca o serviço social e a caridade por proselitismo".

O Cardeal indicou que a Igreja na Índia deve desenvolver o campo das comunicações, para que prevaleça a verdade e se conheça tudo quão bom faz na educação, a saúde e o desenvolvimento.

Sobre a recente mudança de governo central, o Presidente do Episcopado indiano explicou que de acordo às regras da democracia “os governos estão destinados a mudar”, mas estas mudanças requerem tempo.

O Cardeal Toppo recordou que o Partido nacionalista hindu Baratiya Janata Party (Partido do Povo indiano) governou seis anos, por isso sua herança ainda durará. Entretanto, disse que espera que se produzam mudanças agora que o Partido do Congresso dirige o país.

O presidente do organismo episcopal indiano afirmou que as últimas eleições “foram um sucesso  para a democracia e a tolerância”. Disse que está convencido de que o novo governo combaterá a pobreza, o analfabetismo e a precária situação sanitária que aflige a Índia.

Finalmente, o Cardeal assinalou que os cristãos olham o futuro com otimismo, dispostos a trabalhar pelo bem do país.