O porta-voz do Partido Popular  na Assembléia de Madri, David Pérez, afirmou que "implantar e impor" uma disciplina como a Educação para a Cidadania (EpC) "que procura doutrinar às crianças no socialismo" é "grave, anti-democrático e irresponsável".
Pérez respondia assim ao vice-secretário geral do PSOE, José Blanco, quem afirmou que "é extremamente grave, anti-democrático e irresponsável" a suposta chamada da Comunidade de Madri a não cursar a disciplina.
A julgamento de Pérez, é "radicalmente falso" que a Comunidade de Madri chame à objeção dos pais em Educação para a Cidadania porque, conforme argumentou, o Governo regional "somente considerou a necessidade de atender a quem a exerce em uso legítimo de não querer que o Estado manipule a formação moral de seus filhos nas doutrinas socialistas". "Não estamos nem em Cuba nem na China", anotou.
O porta-voz popular se perguntou "se o modelo de comportamento que tenta impor a disciplina de Educação para a Cidadania está personificado no insulto e a mentira" que, em sua opinião, caracterizam a atuação de alguns socialistas, entre os que citou a Blanco.
Por último, Pérez lamentou a "obsessão" de Blanco contra Madri e os madrilenses, porque, disse, "só se dirige à Comunidade para insultar", ao tempo que animou aos socialistas madrilenses a formular alguma proposta para Madri, "além dos insultos".