O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, fez um enérgico chamado a defender a vida dos nascituros e a família apoiada no matrimônio natural, composto por um homem e uma mulher.
Em sua homilia da Missa pela festividade da Virgem de Guadalupe, Padroeira de Extremadura, que celebrou no Real Monastério de Guadalupe (Cáceres), o Cardeal pediu à Mãe de Deus pelos "inocentes não nascidos e eliminados no seio de suas mães" e a defesa do fundamento da família, apoiado no "matrimônio indissolúvel entre homens e mulheres".
"Ponha seus olhos de mãe nos que se abrem à vida e reclamam um futuro, nos inocentes não nascidos e eliminados no seio de suas mães, nos seres humanos já concebidos submetidos a manipulação, instrumentalização e morte nos laboratórios", disse o Cardeal.
Seguidamente precisou que os direitos fundamentais do homem, como o direito à vida da concepção até a morte natural, "não são fruto de maiorias no parlamento, nem dos consensos políticos, nem dos estádios culturais".
"Que todos sem exceção promovamos e fortaleçamos a família para ir além do que com freqüência se vai no debate social e público, e superar e renovar a cultura dominante por fortíssimos poderes na mídia, às vezes tão contra a verdade e as exigências verdadeiras da família", alentou.
Depois de explicar que a Igreja tem que defender à família, precisou que o fundamento desta é "o matrimônio único e indissolúvel entre um homem e uma mulher, apoiado no amor e aberto à vida".