Em sábado passada 6 de setembro faleceu na Itália o Cardeal Antonio Innocenti aos 93 anos de idade. o Papa Bento XVI enviou um telegrama com suas condolências à irmã do Cardeal, quem fora apressado duas vezes por ajudar às vítimas italianas durante a ocupação nazista e que salvasse de morrer fuzilado no último minuto.
No telegrama, o Santo Padre assinala que "ao conhecer a triste noticia do falecimento de seu querido irmão Cardeal Antonio Innocenti desejo expressar à senhora e aos vossos familiares meu sentido pêsames pelo luto que golpeia a quantos conheceram e estimaram ao destacado Cardeal que durante tantos anos foi colaborador da Santa Sé, em particular como representante pontifício em distintos países, como Prefeito da Congregação para o Clero e finalmente como Presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, dando em todos esses lugares um apreciado testemunho de fervoroso zelo sacerdotal e fidelidade ao Evangelho".
"Enquanto elevo minhas preces ao Senhor Jesus para que a Virgem Maria queira dar ao defunto Cardeal o prêmio eterno prometido a seus fiéis discípulos vos envio de coração, e também a quantos choram esta partida, uma especial e confortadora Bênção Apostólica", finaliza o texto.
Por sua parte o Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice informa em um comunicado publicado hoje que a Santa Missa pelo eterno descanso do Cardeal Innocenti será presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardenalicio, na quarta-feira 10 de setembro às 9h na Basílica de São Pedro.
Ao final da celebração eucarística, o Papa dirigirá umas palavras aos presentes e presidirá o rito da Ultima Commendatio e a Valedictio.
Sua vida
O Cardeal Antonio Innocenti nasceu em 23 de agosto de 1915, em Poppi, diocese de Fiesole, na Itália. Foi ordenado em 17 de julho de 1938, em Florência.
Trabalhou pastoralmente em Valdamo, Toscana, em 1938. Continuou seus estudos em Roma, de 1938 a 1941. Sucessivamente, entre 1941 e 1948, em Fiesole, membro da faculdade do seminário e secretário do Bispo; duas vezes sentenciado por ajudar às vítimas da ocupação Nazista, foi levado diante do pelotão de fuzilamento mas liberado no último minuto; trabalhou pastoralmente depois da Segunda guerra mundial; e fundador da Associação Cristã de Trabalhadores Italianos (ACLI).
Além disso, desempenhou-se também como Núncio Apostólico na Espanha.