Na homilia da Missa pelo 30 aniversário do falecimento do Paulo VI, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, lembrou que o Papa Montini amava "profundamente à humanidade, e fazia concreto este amor em seu constante esforço por ajudá-la a encontrar em Cristo a luz da verdade e o valor da vida".
Assim o expressou na Eucaristia celebrada na Catedral de Brescia, sábado 6 de setembro passado. O Cardeal também indicou que "à luz do Senhor ressuscitado e transfigurado" Paulo VI "esforçou-se por entender ao homem, seu desejo na vida, sua sede de felicidade e a experiência do próprio limite existencial, obrigou-se a compreender não só ao homem pessoalmente mas também à humanidade em seu conjunto, em uma época difícil, mas como ele costumava dizer, fascinante pelos milhares de desafios que a interpelavam, e que ainda agora seguem interpelando, aos crentes e homens de boa vontade".
"No Papa Montini se advertia a preocupação constante de ser guia para o povo cristãos, com freqüência seduzido pelo mundo e condicionado pelas ameaças de tantos inimigos de Cristo. Pastor generoso e iluminado, paciente e prudente, reto na verdade e logo ao diálogo, soube manter direito o leme da Barca de Pedro".
Ao falar logo do amor a Deus e os irmãos do Paulo VI, o Secretário de estado indicou que "esta profunda atitude do coração que está na base de tudo autêntico gesto humano" também se pode "considerar como a nota característica de seu inteiro pontificado".
Os anos do post Concilio, disse logo o Cardeal, foram talvez assinados "com a percepção de não ser compreendido, mas foram também anos de intensa fidelidade à Igreja e à dedicação pela humanidade".
"Enquanto rezamos para que este amado Pontífice possa ser logo venerado como Beato, pedimos ao Senhor que conceda também a nós viver fiéis à nossa vocação e compreender na fé que tudo é graça: a vida, a morte, o presente, o futuro. Que nos conceda Deus ser, como foi o Papa Montini, testemunho da alegria cristã e proclamar com a vida que somos de Cristo e que Cristo é Deus", concluiu.