O Pe. Federico Lombardi, diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, assinalou em Rádio Vaticano que o testemunho de perdão e o chamado de Ingrid Betancourt aos líderes das FARC para o afastamento da violência “corre o risco de não ser tomado em sério por parte de uma mentalidade laicista”.
“Em um cativeiro tão longo, mudam as perspectivas sobre o que é verdadeiramente importante na vida”, assinalou o Pe. Lombardi, se referiindo à mensagem que desse a ex-candidata presidencial em conferência de imprensa logo depois de seu encontro pessoal com o Papa Bento XVI em 1 de setembro passado.
Considerando as palavras da ex-cativa “sem fé não há esperança e sem esperança não se tem força para seguir lutando, o Pe. Lombardi mencionou que “nosso desejo é que possa prosseguir e anunciar, precisamente, esta mensagem de paz. Será a contribuição mais preciosa que esta frágil mulher, ressurgida milagrosamente da selva, poderá dar a nosso mundo doente de ódio”.
“As ideologias se abafam e emerge em primeiro plano o que está no mais profundo do coração: o que se acredita e que permite as relações com outros sobre a base do respeito, da fraternidade e da paz”, adicionou o Pe. Federico Lombardi conforme informou RV.