Em uma maciça Eucaristia por seu 75 aniversário, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, alentou aos presentes na Catedral Metropolitana a dizer a Deus em ação de graças: “Senhor conta comigo, conta até o final de meus dias”.
Assim o expressou o Cardeal em sua homilia na Missa celebrada sexta-feira passada, 5 de setembro. Nela o Arcebispo disse que “nosso coração não vive pendente dos dons de Deus, dos dons imerecidos que nos dá de presente”, diante da superabundância do amor de Deus que "derrama-se em nossas vidas", e adicionou que “muitas vezes passamos pelo mundo olhando o que falta, o que terei que fazer”.
“Quando nós experimentamos a superabundância do amor de Deus, também olhamos a nosso interior, e nos consideramos inteiramente indignos dessa superabundância de amor”, disse logo o Cardeal Errázuriz fazendo referência à experiência de Pedro e dos Apóstolos na pesca milagrosa, Evangelho escolhido por ele para esta Missa “porque nele se entrelaça a história dos primeiros apóstolos, com a nossa própria história”.
Do mesmo modo, o Cardeal assinalou que ante a missão de seguir ao Senhor e anunciá-lo se deve confiar em seu poder e atuar. “Para os planos de Deus –adicionou– não há nada impossível; Como não jogar as redes onde quer que estejam, falando em nome de Jesus e convidando a segui-lo!”, exortou o Cardeal aos fiéis congregados na Catedral.
Ao concluir com sua homilia, o Arcebispo de Santiago de Chile, quem apresentou sua renúncia ao Papa Bento XVI em 31 de agosto que passou, segundo o estabelecido no Código de Direito Canônico por ter chegado ao limite de idade para seu trabalho pastoral como Bispo, mencionou a gratidão que devemos ter a Deus por seus dons e a resposta a eles dizendo “Senhor, conta comigo, conta até o final de meus dias. Eu quero ser seu discípulo, seu missionário, até o último dia de minha vida”.
A Eucaristia foi presidida pelo próprio Cardeal e concelebrada pelo Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, quem viajou de maneira especial para participar da celebração. Do mesmo modo, esteve presente o Presidente da Conferência Episcopal do Chile e Bispo da Rancagua, Dom Alejandro Goic, entre outros prelados.