Em uma emotiva mensagem difundida assombrosamente por uma rádio provincial, o Bispo de Guantánamo-Baracoa, Dom Wilfredo Pino Estévez, alentou aos cubanos a celebrar este 8 de setembro a festa da Virgem da Caridade do Cobre, com a consciência de que esta devoção é um presente de Deus para Cuba.

"O Cobre veio a ser, para a grande maioria dos cubanos, uma meta a alcançar. Não importam as dificuldades do transporte, os problemas de saúde, as distâncias ou as limitações econômicas. A presença dos cubanos no Cobre foi como uma gota de água permanente, como uma pequena mas constante chama de amor, de inalterável devoção dos filhos a nossa Mãe do céu. A Virgem da Caridade foi um presente de Deus para Cuba. Quantos cubanos sonham podendo ir um dia ao Cobre para conhecer e cumprimentar a Virgem!", assinalou o Bispo.

Segundo Dom Pino "não se poderiam calcular quantos milhões de cubanos, ao longo destes quatro séculos, fizeram o caminho do Cobre para cumprimentar a Virgem, para lhe suplicar sua intercessão, para lhe agradecer as bênções recebidas de Deus através de suas mãos ou para cumprir uma promessa. O do Cobre já é um caminho que completará em breve 400 anos".

Depois de lembrar que a Virgem da Caridade "é sinal de unidade para nosso povo" e que "nos corresponde ser agradecidos com ela", o Bispo fez um chamado aos cubanos a aprender a esquecer as ofensas, perdoar e pedir perdão a luz do amor que professam a Maria.

"Que a Virgem nos ajude a sarar as feridas que existam em nossa memória. Confesso-lhes que o ano passado, enquanto olhava assombrado a enorme quantidade de povo que participava da Procissão com a Virgem da Caridade no Guantánamo, convencia-me ainda mais de que será a devoção à Virgem da Caridade a que ajudará a nosso povo a superar ódios, preconceitos, discórdias e vinganças", indicou.

Também pediu à Virgem pelas famílias "que sofrem as conseqüências do recente furacão e às que todos devemos dar nossa ajuda fraterna! Rezemos também pela unidade de nossas famílias, para que os filhos estejam onde estejam seus pais, e as esposas estejam onde estejam seus maridos! Que desapareça o medo das famílias cubanas a ter mais filhos para que em Cuba haja muitos mais partos que abortos!"

"Peçamos a nossa Virgemzinha sua intercessão para que as coisas melhorem, e que as crianças cubanas não sofram o divórcio de seus pais! Que a economia familiar se recupere para que nenhum cubano passe necessidade! Que nossos anciões se sintam úteis e amados e sigam fazendo seus exercícios em nossos parques! Rezemos à Virgem para que cada menino ou jovem cubano siga tendo garantida sua escola, e para que cada professor saiba respeitar as crenças religiosas de seus alunos!", acrescentou.

Finalmente, pediu que "a Virgem da Caridade inspire às autoridades do país para que todas as decisões que tomem tenham a bênção de Deus e sejam sempre para o bem de nosso povo. Que Ela cuide de maneira especial às crianças, anciões, presos, doentes, aos que vivem sozinhos, aos que se sentem tristes ou abandonados, e aos que se afastaram da Igreja e querem voltar para ela mas não sabem como fazê-lo".