O Pe. Pablo Bernardo Ordoñe, Vice-postulador da causa de canonização do venerável frade José León Torre, informou que o congresso ordinário da Congregação para as Causas dos Santos aprovou a validez do processo diocesano sobre um milagre acontecido em 13 de junho de 2003 em Santiago del Estero (Argentina) por intercessão dele.
“Este é um passo firme e significativo no processo de beatificação de Frei José León Torre, sacerdote da Ordem da Mercê, fundador das Irmãs Mercedárias do Menino Jesus", explicou o Vice-postulador.
O Pe. Ordoñe explicou também que agora segue a redação do chamado Sumarium, logo a Positio e finalmente o estudo dos peritos e teólogos. "O voto de cada um deles declarando que estamos ou não diante de um autêntico milagre coroará esta etapa”, acrescentou.
Sua vida
José León Torre nasceu na localidade cordovesa de Luyaba em 15 de março de 1849. Depois de ter emitido seus votos solenes como frade da Ordem da Mercê para a Redenção dos Cativos, foi ordenado sacerdote em maio de 1868.
Conforme explica o Pe. Ordoñe, José León Torre "foi um homem de Deus que viveu com simplicidade, mansidão e bondosa confiança em todos. Tinha a autoridade do mestre porque contribuía às decisões o impulso de seu exemplo, a luz de sua experiência e o vigor de sua palavra eloqüente, oportuna e próxima".
Entre suas obras estão a revitalização da Ordem Mercedária na Argentina, a fundação das Irmãs Mercedárias do Menino Jesus e a evangelização da infância e a juventude.
Faleceu em Córdoba em 15 de dezembro de 1930, à idade de 81 anos. Em 1957 se iniciou a causa de beatificação. Em 26 de março de 1994 em que foi declarado venerável pelo reconhecimento do heroísmo de suas virtudes.