O Arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, indicou que o fiel deve responder à Palavra de Deus com a devida obediência de fé e abandono de si mesmo; e indicou que o melhor exemplo de escuta é Santa Maria.
Ao explicar o segundo documento de trabalho de cara ao próximo Sínodo dos Bispos, Dom Gil indicou que este possui “um capítulo de máxima importância”, que expõe “a atitude que corresponde ao fiel de cara à Palavra de Deus: ‘a escuta’”.
“A Deus que fala, devemos responder-lhe com a devida obediência da fé e o abandono de nós mesmos. Graças a esta atitude, a Palavra de Deus transforma a vida de quem a escuta e procuram pô-la em prática. O exemplo mais excelente é Maria”, afirmou.
Em sua mensagem, o Prelado destacou algumas das partes do documento “Instrumentum laboris”, o segundo que será utilizado na XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a realizar de 5 a 26 de outubro próximos. O primeiro documento se titula “Lineamenta”.
Dom Gil também se referiu ao segundo capítulo da segunda parte do “Instrumentum laboris”, que explica que embora “há vários modos de aceder à Palavra de Deus, o lugar por antonomásia é o das celebrações litúrgicas e, dentro delas, a Eucaristia”, pois “é nela onde Deus mesmo fala com sua Igreja cada domingo.
“Merece, também, ressaltar a importância que o documento concede ao que tecnicamente se chama ‘Lectio divina’, que alguns conhecem como ‘Leitura fiel da Bíblia’”, afirmou o Prelado.
O Arcebispo de Burgos indicou que existe também um capítulo “dedicado ao delicado porém importante problema de relação que a Palavra de Deus tem com as confissões cristãs, com as demais religiões e inclusive com aqueles que se declaram afastados da Igreja e inclusive não crentes”.
Por tudo isto, assinalou, “a XII Assembléia Geral de Bispos é um acontecimento de especial importância, ao que todos os que temos fé em Jesus Cristo devemos apoiar, já a partir de agora, com nossa oração e com o oferecimento de nossas pequenas cruzes de cada dia”.