Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, o Arcebispo de Ranchi, Cardeal Telesforo Placidus Toppo, considerou que a defesa dos cristãos e especialmente da Igreja Católica, da sacralidade da pessoa humana e sua oposição ao sistema de castas é o que alimenta a violência contra as minorias crentes na Índia.

Segundo o Cardeal, a fé, a vida cristã, constituem alternativas concretas ao fundamentalismo, à injustiça e ao sistema das castas na Índia.

"Com o sistema das castas, não existe igualdade. Eis aqui o por que não se aceita este compromisso da Igreja pela superação do sistema das castas. Enquanto que para nós a pessoa é sagrada", indicou o Arcebispo.

Depois de reconhecer que "não é fácil entender à a Índia", o Arcebispo precisou que "a posição extremista não é de toda a religião hindu. Entram em jogo fatores sócio-econômico-políticos, fatores que se encontram na origem destes fatos, dos incêndios às propriedades dos cristãos. Outro elemento é a lei contra a conversão. Um argumento que esclarecemos: nós não convertemos às pessoas pela força".

Diante destas agressões, a resposta da Igreja "é a de Jesus, os cristãos não responderam às agressões. Penso que receberemos a ajuda do governo central e do Estado", além disso indicou que há muitas "boas iniciativas. E aqui vai sublinhado isto: a igualdade entre nós é uma ameaça para os fundamentalistas"

O Cardeal informou que em 7 de setembro se realizará uma jornada de oração e de jejum em toda a Índia, pelo fim da violência contra os cristãos.

Além disso, Rádio Vaticano indicou que esta semana, uma delegação integrada por bispos católicos e representantes de outras confissões cristãs se reuniu com o Primeiro-ministro, Man Mohan Singh, para lhe apresentar um relatório sobre os danos sofridos pelas comunidades cristãs durante esta perseguição.

Segundo este relatório, 26 cristãos foram assassinados, doze deles só no distrito de Kand hamal, e foram destruídas 41 Igrejas e lugares de culto, 17 casas, 4 conventos, 3 albergues, 7 sedes institucionais e inumeráveis veículos.