O Secretário Geral da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Cristián Contreras Villarroel, afirmou durante o Dia de Oração pelos Povos Indígenas, que o desafio destes povos é ser construtores da paz no país, inspirados na mensagem de Jesus Cristo.

Ao tomar como exemplo a vida do Beato Ceferino Namuncurá, Dom Contreras lembrou que a mensagem que conquistou a este índio mapuche “era de paz para seu povo. Isto não implicava uma submissão às crueldades que muitas vezes padeciam, senão a procura de soluções ao estilo de Jesus, que nos amou e se entregou por nós pelos caminhos da justiça e da paz”.

Nesse sentido, alentou aos membros dos povos originários para que “esse ardor por difundir o Evangelho”, inspire-lhes “para enfrentar os desafios e as lutas” que dão “por seu reconhecimento, o respeito de sua identidade, a preservação de suas culturas e a promoção de seus homens e mulheres”.

O Secretário Geral da CECH afirmou que é imprescindível “estabelecer um diálogo inspirado na verdade, o respeito e a dignidade das pessoas, para encontrar soluções definitivas às justas demandas” destes povos, “tendo sempre presente que a violência como caminho de luta jamais permitirá alcançar a paz que tanto queremos para todos”.

“Da Igreja assinalamos que estas situações ‘se devem ao desconhecimento, preconceitos e discriminação para os indígenas; de políticas que se demonstraram inadequadas, e de uma instrumentalização por parte de pessoas alheias a esta realidade que obstruem os acordos com agitação e violência’”, assinalou.

Por isso, depois de convidar a pedir a Deus para que se superem os preconceitos, Dom Contreras chamou a acolher “o desafio urgente de trabalhar pela paz”, o qual “é um bem prezado mas precário que devemos cuidar, educar e promover todos em nosso continente”.

“A paz reclama o empenho da criação de uma ‘cultura de paz’ que seja fruto de um desenvolvimento sustentável, eqüitativo e respeitoso da criação, e a nos comprometer na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.

A homilia completa se encontra em http://www.iglesia.cl/