O Secretário da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), Dom René Sándigo, afirmou que ao Papa Bento XVI lhe interessa a situação pela que atravessa o país, e da qual lhe informam os bispos durante a visita que realizam à a Santa Sé até  7 de setembro.

Em declarações à imprensa, o Prelado indicou que o Papa escuta e valora a situação da Nicarágua, em particular "naqueles lugares como o nosso tão sofrido por sua mesma realidade, começando por sua instabilidade, sua crise econômica, sua crise de fome".

Dom Sándigo indicou que as preocupações que se expõem ao Pontífice estão resumidas na carta pastoral que a CEN emitiu em meados de agosto, e em que advertiu que em Nicarágua "existe um ambiente que se pode converter em trevas e sombra de morte".

Sobre a participação do Arcebispo Emérito de Managua, Cardeal Miguel Obando y Bravo, na Comissão de Reconciliação e Paz, Dom Sándigo indicou que "os nicaragüenses falam muito desta atividade religiosa do senhor Cardeal, e como parte desta realidade, de seguro que ao Papa lhe interessará saber como vai indo o assunto".

"Sim existe interesse por parte do Papa de saber como está isso, pois não faltará quem de nós expresse como a Igreja vê isso e como a sociedade está olhando essa atividade que o senhor Cardeal está realizando", afirmou.