O Arcebispo de Santa Fé da Vera Cruz (Argentina), Dom José María Arancedo, lembrou que "somos cristãos na medida que vivemos deste encontro com Jesus Cristo "e não quando levamos o nome como uma etiqueta.

Depois de assinalar que "se Jesus Cristo passar a ser mais uma idéia junto a outras, se eu não chegar a uma opção pessoal, é sinal que ainda não me encontrei com ele", o Prelado sustentou que o encontro com Ele não significa que se "adie ou anule outras relações ou pessoas" mas sim "pelo contrário, sua presença as ilumina, purifica e preserva".

"Há um modo cristão de viver todos os aspectos da vida, seja pessoal, social, trabalhista ou político" e é "o encontro com Jesus Cristo, que me leva à conversão" e "implica um não decidido a tudo aquilo que se opõe ao Evangelho", assegurou em uma recente entrevista radial.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Santa Fé precisou que é no "diálogo com o Senhor, e na resposta que dermos, joga-se o central da vida cristã", por isso como loembrou o Papa Bento XVI em Aparecida "não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, senão pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva".

"Somos cristãos na medida que vivemos deste encontro com Jesus Cristo", e este encontro "não é um adjetivo a mais, algo exterior que usamos, não é uma etiqueta, senão que deve chegar ao mais profundo de nossa vida para que seja verdadeiramente um princípio de mudança e vida nova", adicionou.

Em outro momento, Dom Arancedo indicou que a Jesus somente se lhe encontra "onde ele e como ele quis ficar" e o indica claramente ao final do relato do Evangelho quando logo depois da confissão do Pedro lhe diz: ‘Você é Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja’, quer dizer só na Igreja católica.

A Igreja "é lugar de encontro com Jesus Cristo, onde ele permanece vivo através de sua Palavra, a oração, os sacramentos, a mesma comunidade da qual formamos parte", asseverou.