O ator e diretor de cinema Mel Gibson declarou em um popular programa de televisão que tem reparos éticos em pagar tributos que possam financiar experiências com células-tronco embrionárias, cuja obtenção implica a clonagem e morte dos concebidos.

Gibson se opôs publicamente ao projeto para financiar a investigação com este tipo de células que seu colega e amigo Arnold Schwarzenegger quer impulsionar como governador de Califórnia.

Durante o programa de ABC "Good Morning America" de ontem, Gibson disse que tinha um "problema ético" com a proposta que destinaria 300 milhões de dólares anuais por dez anos para a polêmica investigação. A medida permitiria também a clonagem humana com fins médicos.

Além disso, Gibson gravou uma mensagem de 60 segundos para os organizadores de uma campanha contra o projeto.

Gibson declarou a "Good Morning America" que tinha chamado o governador Schwarzenegger e para falar sobre o assunto, mas que este lhe disse que tinha que dar um discurso e que  retornaria a ligação.

Também confessou que quando escutou a proposta pela primeira vez ficou fascinado mas logo mudou de opinião e agora  apóia apenas  o uso de células tronco adultas.

"Parece-me que a clonagem de embriões humanos será usada no processo e eu tenho um problema ético com isso por que eu, como contribuinte, tenho que financiar algo que acredito que é imoral?”, questionou.