Ao finalizar o Ângelus dominical, o Papa Bento XVI se referiu ao tema da imigração irregular da África para a Europa e alentou a trabalhar ante esta "emergência de nossos tempos" com "eficazes respostas políticas" que tenham sentido de "responsabilidade e espírito humanitário".

Depois de lembrar o trágico acidente que esta semana cobrou a vida de 70 africanos que se dirigiam em uma pequena embarcação para a Europa, o Santo Padre explicou que "a migração é um fenômeno presente dos começos da humanidade, que sempre caracterizou às relações entre os povos e nações. A emergência em que se transformou em nossos tempos, entretanto, interpela-nos e enquanto requer a nossa solidariedade, exige ao mesmo tempo, eficazes respostas políticas".

"Sei –prosseguiu– que muitas instâncias regionais, nacionais e internacionais se estão ocupando destes assuntos da migração irregular: a eles vai meu aplauso e meu alento, para que sigam sua meritória ação com sentido de responsabilidade e espírito humanitário".

Do mesmo modo, alentou aos países de origem a que trabalhem incansavelmente para "eliminar as causas da migração irregular, para erradicar da raiz todas as formas de criminalidade relacionadas a ela. Do outro lado, os países europeus que são a meta da imigração também estão chamados a desenvolver de comum acordo iniciativas e estruturas sempre mais adequadas às necessidades dos imigrantes irregulares".

Finalmente, o Papa destacou que "como Pai comum, sinto o profundo dever de reclamar a atenção de todos sobre o problema e pedir a generosa colaboração dos indivíduos e instituições para encará-lo e encontrar as maneiras de solucioná-lo. Que o Senhor nos acompanhe e faça fecundos nossos esforços!"