O Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET) com o apoio de quatro universidades do país, realizou a "Primeira Pesquisa sobre Crenças e Atitudes Religiosas na Argentina" apresentada nestes dias, que revelou que a instituição com maior credibilidade no país é a Igreja Católica.

O estudo, dirigido pelo Dr. Fortunato Mallimaci, mostra "as percentagens das crenças e as atitudes religiosas na sociedade argentina".

"Até agora carecíamos de dados estatísticos confiáveis, considerando que faz mais de 40 anos que o Censo Nacional de População não indaga sobre as temáticas mencionadas. Um esforço conjunto entre a ANPCyT, o CONICET e Universidades Nacionais tornou possível a realização do primeiro estudo sobre a religiosidade a nível nacional. Apresentamos aqui os primeiros resultados", detalha o relatório.

As quatro universidades que colaboraram com o relatório são a Universidade de Buenos Aires, a Universidade Nacional de Rosário, a Universidade Nacional de Cujo e a Universidade Nacional de Santiago del Estero.

O segundo lugar das instituições com maior crediblidade, ocupam-no os meios de comunicação, enquanto que as Forças Armadas se colocam em terceiro lugar.

Para esta pesquisa se entrevistou a 2403 pessoas maiores de 18 anos em todo o país, das quais 91 por cento disse acreditar em Jesus Cristo, 84 por cento na Virgem e 80,1 por cento no Espírito Santo.

Entretanto, a pesquisa também revelou que da maioritária percentagem que se considera católico na Argentina, só 23 por cento assiste regularmente a Missa.