O Bispo do Xian Loc e Presidente do Comitê Episcopal para as Atividades Caridosas e Sociais, Dom Nguyen Chu Trinh, anunciou que com o desbloqueio de Caritas e a possibilidade de trabalhar pelos mais necessitados novamente "abre-se para a Igreja no Vietnã uma nova fase".

Conforme informa L'Osservatore Romano, Caritas Vietnã foi bloqueada pelo regime comunista deste país em 1976. Em uma recente carta enviada aos bispos pelo chefe do comitê de Governo para os assuntos religiosos, Nguyen The Doanh, este funcionário escreve que "consente-se ao Comitê Episcopal usar" o nome de Caritas Vietnã e registrá-lo para as atividades sociais que empreenda.

O texto acrescenta que este nome "poderá ser utilizado para as atividades sociais de toda diocese, registrando as atividades caridosas e sociais ao comitê popular de cada província, cidade ou central".

Conforme explica LOR, o governo entretanto não permitirá ainda o ingresso de Caritas Internationalis; e precisa além que "Caritas do Vietnã deve seguir as leis e regulações do Vietnã e deve acatar as disposições do escritório de governo para as religiões e as atividades das associações religiosas, assim como do escritório que guia as atividades caridosas e sociais das organizações não governamentais".

Dom Nguyen Chu Trinh manifestou logo que "considerando os aspectos nacionais e internacionais acredito que esta é uma ação positiva do governo com respeito à Igreja no Vietnã. Para nós isto abre uma nova fase, a partir de agora as atividades caridosas e sociais do Conselho de Bispos poderão ser organizadas e guiadas seguindo uma orientação unitárias da paróquia até a diocese e ao centro; em vez de estar dispersadas