Os habitantes da província italiana de Turim não saem de seu assombro logo que desconhecidos atacassem a quatro franciscanos –três deles anciões– dentro de um convento, deixando a um dos religiosos em estado de coma.

Os assaltantes irromperam no convento de São Colombano Belonte com a intenção aparente de roubar. Entretanto, bateram brutalmente aos frades que se encontravam jantando.

Conforme informou a imprensa local, os agressores amordaçaram aos frades e os golpearam. Depois de uma hora do ataque, um dos anciões frades conseguiu liberar-se e pôde pedir ajuda.

O mais jovem dos frades, identificado como Frei Sergio Baldin de 49 anos de idade, recebeu um forte golpe na cabeça e se engasgou com a comida, o que bloqueou as vias respiratórias. Foi internado em um hospital de Turim em estado de coma.

As demais vítimas identificadas como Padre Salvatore Magliano, 86, o Padre Emanuele Battagliotti, 81, e o Padre Martino Gurini, 76 sofreram lesões menos graves, mas seguirão no hospital.

Desde sua cama de hospital, o Padre Battagliotti relatou que estava a ponto de comer "um prato de espinafres" quando escutaram ruídos fora. "Levantei-me para jogar uma olhada, mas assim que cheguei à porta fui atacado de repente, imediatamente. Surpreenderam-me com um golpe na cabeça que me fez cair", lembrou.

"O Padre Sergio (Baldin) veio a me ajudar. Ele ficou diante de mim para tentar me defender, mas foi derrubado sem piedade. Golpearam-no até que deixou de gritar. Logo golpearam ao Padre Salvatore e ao Padre Martin sem razão. Foi terrível", explicou o sacerdote.

O Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Poletto, visitou as vítimas no hospital e considerou que este ataque vai "além do entendimento". A única explicação possível é que os assaltantes estiveram "muito drogados ou possuidos, ou ambas as coisas", assinalou.

Alguns meios de comunicação italianos compararam o ataque a cenas do filme A Laranja Mecânica filmada em 1971 por Stanley Kubrick.

Padre Gabriele Trivellin, provincial dos franciscanos, considerou que o assalto foi um episódio "selvagem de violência gratuita". Os encapuzados golpearam aos frades apesar de que estes não ofereceram resistência.

Segundo a imprensa, o convento é um modesto edifício cujo único tesouro eram umas coroas de ouro roubadas faz dois anos e substituídas por outras que guardam protegidas por cristais blindados.