A organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) subsidiará algumas das "iniciativas pastorais impulsionadas no marco dos preparativos do Quarto Centenário da descoberta da Virgem da Caridade do Cobre" pois considera muito importante a "influência que exerce o Santuário Nacional do Cobre na unidade interna de Cuba".

"Não cabe infravalorizar" esta influencia em relação aos cubanos de "confirmá-los na fé, animá-los na esperança, alentá-los na caridade", precisa AIN.

Do mesmo modo, lembra o período de preparação de três anos que iniciaram os bispos cubanos para celebrar o 4º Centenário da descoberta da imagem da Virgem do Cobre, Padroeira de Cuba.

"A Conferência Episcopal Cubana convida a todos os cubanos a celebrar este aniversário" pois "a imagem da Virgem não só a veneram os católicos, mas também os cristãos de outras confissões", assinala AIN

A imagem da Virgem do Cobre foi achada em 1612 por três pescadores –um escravo negro e dois indígenas– durante uma tormenta na baía de Nipe, e após tirá-la do mar a levaram ao Cobre. Em 1916 a Virgem da Caridade do Cobre foi declarada Padroeira de Cuba pelo Papa Bento XV, e em 24 de fevereiro de 1998 o Papa João Paulo II a coroou como Mãe da Reconciliação de Cuba.