A organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) deu a conhecer que amanhã sexta-feira 29 de agosto se inaugurará um templo católico reconstruído em Kazam, capital de Tatarstão, localidade localizada a 750 quilômetros ao leste de Moscou. É a primeira vez que as autoridades da Federação Russa financiam um projeto deste tipo com uma igreja confiscada pelo regime comunista.

O pároco da igreja, Pe. Diógenes Urkiza, indicou ao AIN que este é "um caso único de restabelecimento da justiça" e um "milagre" que ele e seus fiéis atribuem à Mãe de Deus de Kazam.

Em uma nota de imprensa, AIN explica que foi a encarregada das obras e equipamento do interior da igreja e do centro paroquial contigüo. Do mesmo modo, destaca que na inauguração assistirá o Ex-secretário de estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano.

A nota de imprensa de AIN precisa além que "a igreja da paróquia católica de Kazam, construida pela primeira vez no século XIX, foi expropriada depois da Revolução de Outubro e destinada a outros usos. Ante a impossibilidade de restituir o edifício depois do desmoronamento do regime comunista, o Governo da República de Tatarstão permitiu em 2004 que a Prefeitura de Kazam financiasse a reconstrução da igreja em outro lugar, mas conforme ao edifício original".

O ícone da Virgem da Mãe de Deus de Kazam é o mais venerado na Rússia. Peter Humeniuk, o perito na Rússia de AIN, indicou que a reconstrução do templo católico é "um signo concreto de deferência tanto por parte das autoridades como da Igreja Ortodoxa". Para ele, trata-se de "uma prova da aproximação recíproca" e de "um formoso gesto com o que, em certa maneira, corresponde-se à devolução do veneradíssimo ícone".

Tatarstão é uma república autônoma da Rússia européia oriental onde convivem pacificamente diferentes religiões e nacionalidades, e onde reina um clima ecumênico aberto. Os cristãos representam uma minoria, pois a maioria da população é muçulmana.