O Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, exortou aos meios de comunicação local a que ajudem a serenar o ambiente de conflito que se vive no país pelo enfrentamento entre o Poder Executivo e Judiciário.

"Às vezes são os mesmos meios os que estão atiçando o enfrentamento", precisou o Cardeal em declarações recolhidas por Radio Caracol.

Do mesmo modo, lembrou que "em todos os governos há dificuldades que se podem manejar" mas quando se pretende levá-las aos meios, então tudo se complica, "isso é muito grave, porque então as coisas se acrescentam".

Em outro momento o Cardeal Rubiano chamou as cortes de justiça e ao Governo a criar espaços de diálogo para superar as diferenças que se vêm dando entre ambos.
Violência anticristã
Cardeal índio pede evitar novos atos de violência contra cristãos

Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombay ROMA, 28 Ago. 08 / 12:52 pm (ACI).- O Arcebispo de Bombay e Presidente dos bispos latinos da Índia, Cardeal Oswald Gracias, afirmou que depois dos fatos de violência anticristãos, os fiéis procuram com maior dedicação "a oração e a fé na Cruz de Jesus", mas assinalou que se devem "examinar as causas e nos perguntar como evitar que aconteçam de novo no futuro".

Em declarações a Rádio Vaticano, o Cardeal assinalou que em Orissa, os cristãos "vivem com medo porque não sabem o que acontecerá". Indicou que pelo menos 25 igrejas foram destruídas pelos fundamentalistas e a hostilidade está aumentando. Por isso, dirigiu um chamado ao Governo "para que intervenha imediatamente".

O Arcebispo disse que a Igreja impulsionou várias iniciativas para um diálogo com as diversas realidades da sociedade a Índia, muitas das quais "estão colhendo bons resultados. Infelizmente, em Orissa, não as houve".

Do mesmo modo, o Cardeal Gracias assinalou que a perseguição contra a Igreja procura deter a promoção cristã da pessoa. "Estas forças fundamentalistas não querem que a Igreja trabalhe em favor dos direitos humanos, em favor dos pobres. Não querem que a Igreja contribua a melhorar o nível de vida desta gente. Por isso há problemas", expressou.

Entretanto, apesar das dificuldades, o Cardeal afirmou que a esperança dos cristãos índios "está na ressurreição do Jesus. E nós sabemos que a vitória será sempre de Jesus".

Conforme informou Rádio Vaticano, amanhã sexta-feira 29 as escolas católicas do país permanecerão fechadas e no domingo 7 de setembro se realizará uma jornada de oração e jejum.