O Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, pediu ao Governo resolver o problema energético, que ocasionou blecautes e com isso protestos sociais; assim como manter um combate firme contra o narcotráfico.

"Não podemos cair em uma desordem generalizada. Tomara que o Governo vá dando as respostas que se possam dar e que se devam dar nas circunstâncias atuais", expressou o Cardeal ante os fatos violentos entre cidadãos e policiais produzidos em Monte Cristi, por causa dos cortes de energia de até 20 horas.

O Arcebispo disse esperar que estas reclamações não tenham um matiz alheio ao da exigência de eletricidade, algo necessário para a vida diária.

O Cardeal López Rodríguez indicou que outro desafio do Governo é a produção de alimentos e o combate à delinqüência e o narcotráfico.

"Não podemos continuar empurrando a situação, faz falta que se dê uma resposta clara, categórica, contundente ao assunto do narcotráfico", expressou.

O Cardeal deu estas declarações logo depois de presidir a ordenação de oito novos sacerdotes para a Arquidiocese de Santo Domingo.