A Conferência de Bispos Católicos Cubanos (COCC) convidou a todos os cubanos crentes ou não, dentro e fora da ilha, a unir-se na celebração do quarto centenário da descoberta e presença da imagem da Virgem da Caridade em Cuba.

Com o lema "A Jesus por Maria, a caridade nos une", os bispos têm previsto um programa pastoral de três anos de preparação até a festa central em 2012, começando este sábado 30 de agosto.

"Quisemos fazê-lo a todos os cubanos, porque a Virgem da Caridade é nossa, sejamos crentes ou não crentes, católicos ou protestantes, ou tenhamos uma devoção popular que possa ser mais ou menos sincrética. Também dirigimos aos nossos irmãos cubanos que vivem fora de Cuba, porque a Virgem da Caridade é símbolo da Pátria, é vínculo de unidade de nossas famílias, de nosso povo e, acima de tudo, porque é a Mãe de , o Filho de Deus, Salvador de todos os homens", indicaram em uma mensagem difundida em todos os templos do país.

Os bispos asseguram que "desde seu altar do Cobre, a Virgem da Caridade esteve presente no coração da maioria dos cubanos e nos acompanhou ao longo de nossa história".

Nestes quatro séculos, a Virgem "conquistou o coração de muitas pessoas, pois a sentiam próxima e iam diante dela para lhe manifestar amor e alcançar seus favores. O Cobre se converteu, até hoje, em lugar de peregrinação para os devotos de toda a ilha".

Na mensagem, os bispos agradecem "a Deus porque a devoção à Virgem Maria da Caridade tem sustentado e conservado a fé do povo em todos os momentos de nossa história".

"Sua imagem é um convite permanente a nos aproximar e a nos encontrar com Jesus Cristo. É um convite a segui-lo. Ao contemplá-la recordamos a fé de nossos maiores: a mãe que nos ensinou a primeira oração e nos aconselhou pôr nossa vida nas mãos da Virgem, a imagem que preside nosso lar, o Batismo que um dia recebemos ou a igreja a que desde pequenos nos levaram para que rezássemos perante seu altar".

Os bispos explicam que "a Santíssima Virgem quis ficar entre nós sob o título de ‘Caridade’ que significa amor, e, diante de sua presença materna os cubanos tomam consciência da fraternidade que deve reinar entre nós, que nos move à compreensão, ao perdão, à justiça, à solidariedade, à tolerância, ao amor entre os cubanos, sem fazer distinções. Assim, unicamente, poderá-se alcançar um futuro melhor para nossas famílias e para nossa Pátria".

Os bispos informaram que a abertura do triênio preparatório será neste sábado 30, quando começar a tradicional Novena da Virgem da Caridade em toda Cuba. O ato central será na Basílica do Cobre e se convocou a todos os templos do país a unir-se com o repique de sinos ao meio dia.