O documentário peruano-americano o "Milagre no Pacocha", que narra o milagroso resgate dos tripulantes do submarino BAP Pacocha, graças à intercessão da religiosa croata Madre Maria de Jesus Crucificado Petkovic, foi arrojado nesta capital em formato DVD.

Na conferência de imprensa onde se lançou o DVD do documentário, o produtor executivo, Christopher A. Massarotti, expressou sua esperança em que o público ao entender este extraordinário milagre se inspire e fortaleça sua fé, como já ocorreu com ele mesmo, os sobreviventes e todos os envolvidos na ambiciosa produção.

Adicionou que embora a idéia de fazer algo com esta fantástica história lhe veio quando se inteirou da beatificação de Maria Petkovic em 2003, ao princípio como engenheiro eletrônico que é só pensou em uma comercial para rádio, coisa que ao final se transformou "em uma grande produção que realmente foi um milagre".

O milagre

Em 26 de agosto de 1988 o submarino Pacocha colidiu com o navio pesqueiro japonês Kiowa Maru. Ao morrer o capitão da nave, o então tenente Roger Cotrina compreendeu que humanamente seria impossível evitar a tragédia, pois a pressão da água impedia de fechar uma comporta interna que os manteria com vida.

"Faltava-me o ar e então me pus a pensar com todas minhas forças na Irmã Maria Petkovic (fundadora da Congregação das Filhas da Misericórdia). Fechei os olhos e rezei. Repeti a oração que tinha escutado, pensei nela e de repente vi uma luz brilhante", afirmou.

Nesse momento uma força além de suas capacidades lhe ajudou a fechar a comporta. Uma comissão militar assinalou posteriormente que o realizado pelo marinho é humanamente impossível.

No acidente faleceram oito tripulantes, mas os 22 sobreviventes asseguraram que graças à religiosa estão vivos e que ela evitou que o desastre fora maior.

A Madre Maria de Jesus Crucificado Petkovic foi beatificada em 6 de junho de 2003 pelo Papa Joõa Paulo II, graças ao milagre comprovado em favor dos marinhos peruanos. Em dita ocasião, Cotrina e sua esposa participaram da Eucaristia.

Para ver o trailer deste documentário e adquirir o DVD ingresse em: www.themiracleofthepacocha.com