O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, indicou que os movimentos eclesiásticos e as novas comunidades devem estar unidos à Igreja e a seus pastores, durante o encerramento do IV curso de Direito Canônico realizado nesta capital.

Na clausura do curso titulado "As Associações, movimentos e novas Comunidades na Igreja", o Arcebispo de Lima lembrou que "os movimentos devem estar unidos à Igreja com confiança ao Pastor e este –por sua parte– agradecerá estas realidades" e advertiu que ante a ação do demônio que procura "rebaixar este trabalho, façam o esforço por uma maior comunhão".

Por outro lado, o Cardeal convidou aos presentes a "não falar mal dos novos movimentos" já que "para ter um correto discernimento de outros carismas, é necessário conhecê-los".

Por outro lado, o Pe. Dr. Luis Felipe Navarro, Consultor do Pontifício Conselho para os Leigos e Decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, na última exposição destacou que "os movimentos são dons do Espírito Santo para a Igreja; portanto, sua realidade é sinal da fecundidade do Espírito do Senhor".

"São uma das novidades mais importantes suscitadas pelo Espírito Santo na Igreja para a posta em prática do Concílio Vaticano II e lugares de formação cristã. Disse também que estas novas realidades "são instrumentos de evangelização" que se enquadram na missionariedade da Igreja.