Ao receber nesta sexta-feira os participantes da assembléia plenária do Pontifício Conselho "Justiça e Paz", o Papa João Paulo II destacou como a doutrina social da Igreja pode ajudar os cristãos em sua vida diária e lhes guiar em seu compromisso para conseguir que o mundo seja um lugar de paz, de justiça e solidariedade.

Mais adiante, o Papa definiu o recentemente publicado Compêndio da Doutrina Social da Igreja como "um meio para ajudar os cristãos em seu compromisso diário para construir um mundo mais justo, na perspectiva evangélica de um verdadeiro humanismo solidário".

"A doutrina social da Igreja deve ser melhor conhecida, difundida integralmente e testemunhada com uma ação pastoral constante e coerente", acrescentou o Pontífice.

Do mesmo modo, explicou que “em uma época como a nossa marcada pela globalização da questão social, a Igreja convida a todos a reconhecer e afirmar a centralidade do ser humano em todos os âmbitos e em todas as manifestações de caráter social".

Finalmente, João Paulo II assinalou que "a doutrina social da Igreja lhes abre horizontes de caridade. Esta, efetivamente, é a hora da caridade, também da caridade social e política, capaz de iluminar com a graça do Evangelho as realidades humanas do trabalho, da economia, da política, construindo os caminhos da paz, da justiça e da amizade entre os povos".