María Elena Gronemeyer, Diretora da Escola de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Chile, destacou que os jornalistas católicos "têm que dar a conhecer a verdade" além de ter uma formação profissional adequada, no marco do seminário realizado nesta Casa de Estudos em 21 de agosto que passou.

Gronemeyer disse também que nos meios de comunicação "não basta ter experiências de fé, não basta ser bondoso, é necessário estar profissionalmente formado". "Quando o jornalista faz uma entrevista, edita um material ou sai pela rádio de maneira responsável, efetivamente está fazendo oração", adicionou.

O evento, realizado em coordenação com a Vice-reitoria de Comunicações e Assuntos Públicos, a Faculdade de Comunicações e a Direção Geral de Pastoral e Cultura Cristã da mencionada universidade, também contou com a participação de Jaime Coiro, diretor do Escritório de Comunicações e Imprensa da Conferência Episcopal de Chile, quem disse que "o comunicador de Igreja é em si mesmo a mensagem que comunica. Seria impensável um comunicador de Igreja preso pela ira ou a angústia, anti-social, desanimado e mau-humorado".

Ao seminário assistiram também alguns membros do Episcopado como Dom Cristián Contreras Villarroel, Secretário Geral da Conferência Episcopal Chilena, jornalistas e autoridades da universidade.