O Papa Bento XVI agradeceu hoje a seu irmão Georg Ratzinger por ter sido sempre seu companheiro, "um ponto de referência de confiança", e ajudá-lo a aceitar na velhice "com serenidade, com humildade e com valentia o peso de cada dia".

O Santo Padre pronunciou estas palavras durante a cerimônia em que Dom Georg Ratzinger, seu irmão mais velho, recebeu a cidadania honorária de Castelgandolfo, localidade do sul de Roma onde fica a residência papal de verão.

Em palavras improvisadas, o Papa revelou que "do início de minha vida, meu irmão sempre foi para mim não só companheiro, mas também um ponto de referência de confiança por sua claridade, e determinação nas decisões. Ensinou-me sempre o caminho a seguir, inclusive em situações difíceis".

O Santo Padre evocou os anos vividos em Ratisbona, onde seu irmão foi por 30 anos diretor do coro da catedral, "escutar essa música para mim era um apoio, um consolo e uma paz interior, que refletia a beleza de Deus", lembrou.

"Chegamos à última etapa de nossa vida, à velhice. Os dias por viver se reduzem progressivamente, mas também nesta etapa meu irmão me ajuda a aceitar com serenidade, com humildade e com valentia o peso de cada dia: lhe agradeço", acrescentou.

O Papa também agradeceu o gesto à prefeitura de Castelgandolfo e assegurou com emoção que "é para mim motivo de profunda felicidade que meu irmão agora pertença ao colégio ilustre dos cidadãos honorários desta formosa cidade. Deste modo Castelgandolfo, aproxima-se –se for possível– ainda mais, a meu coração".

O irmão do Papa

Georg Ratzinger nasceu em 1924 em Pleiskirchen perto de Altötting, Alemanha. É o mais velho de três irmãos. A segunda filha dos Ratzinger, Maria, dedicou-se a velar por seus irmãos até sua morte em 1991.

Em 1946 ingressou com seu irmão Joseph, hoje Bento XVI, ao seminário da Arquidiocese de Munique-Freising e juntos foram ordenados sacerdotes em 1951.

Em 1964, graduado como músico eclesiástico e compositor, assumiu o cargo de diretor do coro da Catedral de Ratisbona. Em 1976 foi nomeado Prelado de honra do Papa. Atualmente vive em Pentling, perto de Ratisbona na casa cuja propriedade divide com seu irmão, a quem está acostumado a visitar durante o verão boreal.