Rádio Vaticano lembrou que em 22 de agosto se completaram 40 anos da visita que o Papa Paulo VI empreendesse a Bogotá, capital da Colômbia, para inaugurar a II Conferência Geral do Episcopado da América Latina e o Caribe.

Embora este encontro se desenvolveu em Medellín de 26 de agosto a 7 de setembro, o Papa presidiu sua inauguração em Bogotá em 24 de agosto de 1968.

"A visita de Paulo VI foi a primeira de um Pontífice para aquela região, por isso a visita passou na história com a máxima cobertura mediática de então, e particularmente destacada dado que também por aqueles dias se estava desenvolvendo na cidade o Congresso Eucarístico Internacional, por isso se tratou de um verdadeiro abraço com todos os povos, crentes e não crentes, católicos e não", lembra Rádio Vaticano.

Do mesmo modo, assinala que "eram tempos difíceis e Paulo VI teve que abandonar o Vaticano e empreender esta viagem com o coração ferido: A primavera de Praga, na ex-república tchecoslovaca, iniciada meses atrás era insinuada pelos carros armados da então União de Repúblicas Socialistas Soviéticas".