A investigadora norte-americana Janice Bennet apresentará seu livro "São Lourenço e o Santo Grial. História do Santo Cálice de Valência", no qual defende a autenticidade do Santo Cálice, venerado na Catedral valenciana como aquele que Cristo usou na Última Ceia e que foi custodiado pelo Santo mártir.

No livro, que será apresentado no Congresso "Valência a cidade do Santo Grial" que se realizará em 7, 8 e 9 de novembro deste ano, a autora realiza uma "minuciosa demonstração da historicidade de São Louenço e dos lugares e circunstâncias de sua vida que lhe vinculam ao Santo Cálice que Jesus utilizou na  Última Ceia", conforme informa a equipe organizadora do congresso à agência AVAN.

O tema central do texto é "o envio da relíquia de Roma a Huesca" e "expõe a base histórica da tradição que fala de que em 254 São Lourenço recebeu em Roma do Papa Sixto II o Santo Grial para que o protegesse das perseguições" por isso o Santo "transladou a relíquia a sua terra natal, Huesca, onde permaneceu durante séculos" até que "foi levada a Valência em 1424 pelo rei Alfonso".

Janice Bennet é licenciada em Jornalismo e doutora em Literatura Espanhola pela Universidade de Colorado (Estados Unidos), e forma parte do Centro Espanhol de Sindonología para o estudo do Manto de Turim e outras relíquias de Jesus Cristo. Deste modo é autora do livro "Sagrado Sangue, sagrada imagem: o sudário de Oviedo".

O I Congresso Internacional "Valência a cidade do Santo Grial" celebrará-se em novembro nesta cidade como parte das celebrações pelo 1750º aniversário da chegada do Santo Cálice a Espanha.

Ao evento, onde Bennet participará como apresentadora, acudirão arqueólogos, historiadores, e distintos peritos, que "mostrarão as últimas investigações sobre a relíquia e contribuirão com propostas de estudos para o futuro", afirmam os organizadores.

Mais informação: www.ucv.es ou www.catedraldevalencia.es