O Chefe do Escritório Numismática e Filatélica do Vaticano, o Doutor Pier Paolo Francini, relatou a história dos selos impressos durante o período de Sé Vacante em 2005 depois do falecimento do João Paulo II. O desenho surgiu logo depois de que um de seus colaboradores viu por acaso um afresco do artista Carlo Malli, adequado para a ocasião no Palácio Apostólico.

Francini explicou a L'Osservatore Romano que "por tradição o selo da Sé Vacante deve imprimir-se logo que seja possível. Do resto se trata de um evento que acontece somente no Vaticano".

"No período da Sé Vacante a faculdade de autorizar a emissão de selos ou moedas passa, como qualquer outra atividade do Estado, pelas mãos do Cardeal Camarlengo, por um período muito breve durante o qual é necessário entretanto reafirmar a continuidade da vida do Estado, sem interrupção e que fica estabelecida com a emissão de novos selos e o cunhado de novas moedas", continuou.

Francini conta depois que "o anúncio do falecimento de João Paulo II, além da dor, provocou em mim e em meus colaboradores certa ansiedade porque devíamos fazer rapidamente estes selos, três em total. Mas tinham passado 26 anos da última Sé Vacante. Eu a lembrava vagamente, meus colaboradores eram crianças e muitos não a tinham vivido nunca. Era então um salto de uma geração por superar. Tínhamos então uma clara dificuldade para começar a desenhar estes selos".

"Finalmente vieram em nosso auxílio uns afrescos da Câmara Apostólica vistos casualmente por nosso colaborador durante uma visita. Trata-se dos afrescos de 1600 nos que aparecem as figuras dos anjos que sustentam o baldaquino da Câmara Apostólica com as chaves ao centro. Foram uma novidade muito apreciada", explica Francini.

A seguir explica que se imprimem três exemplares dos selos "porque o costume precisa que representem assim à Trindade". Seguidamente precisa que uma vez que a novo Papa é eleito, neste caso Bento XVI, os selos da Sé Vacante "devem ser imediatamente retirados porque não podem circular mais, já não tem validez. Podem logo ser colecionados mas o uso postal culmina ali".

As três séries de 700 mil selos emitidos para aquela ocasião levavam o emblema que o Vaticano utiliza durante o período de Sé Vacante, composto por duas chaves cruzadas sobre as quais está um dossel. Estava tirada de um afresco pintado por Carlo Malli no Palácio Apostólico, realizado durante o pontificado de Bento XIV.

De outro lado, Francini informou que talvez em setembro se emitirão três selos comemorativos e uma moeda de dois euros pelo Ano Paulino. Também explicou que para 2009 haverá uma importante emissão de selos pelos 80 anos da Cidade do Vaticano.