L'Osservatore Romano (LOR) deu a conhecer que centenas de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos lembraram esta manhã na igreja de Saint Mary em uma Missa de sufrágio ao sacerdote Thomas Pandippally, sacerdote carmelita de Maria Imaculada, assassinado por extremistas hindus no sábado passado.
A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo de Hyderabad, Dom Joji Marampudi, junto aos superiores dos religiosos carmelitas nesta arquidiocese da Índia. Além disso, estiveram presentes 150 sacerdotes, outras cem religiosas e numerosos leigos Na homilia da Missa, o Superior da Casa Provincial dos Carmelitas de Maria Imaculada em Balampilly lembrou emocionado ao assassinado sacerdote "quem dedicou sua missão religiosa a favor do anúncio do Evangelho de Cristo entre os pobres até o sacrifício de sua própria vida".
LOR explica além que "o religioso sublinhou que o sacrifício do missionário carmelitano de Maria Imaculada, trará novos e abundantes frutos à pequena e heróica Igreja Católica em Hyderabad, fazendo do Padre Thomas parte dos mártires por Cristo".
De outro lado, o Conselho de Bispos Católicos de Kerala, que reune a 29 bispos de três ritos católicos e região donde era originário o Pe. Pandippally, deplorou o brutal homicídio e exigiu às autoridades sejam identificados e logo processados pela justiça.
O Vice-psecretário deste Conselho, Pe. Stephen Alathara, precisou que o homicídio do Pe. Thomas na diocese de "Hyderabad na Índia é somente o mais recente ato de uma numerosa série de episódios de ataques violentos contra missionários católicos na Índia por parte de extremistas de distintas denominações".