O Arcebispo de Paris, Cardeal André Armand Vingt-Trois; e o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, anunciaram os temas dos distintos eventos que se realizarão na França durante a próxima visita do Papa Bento XVI pelo 150º aniversário das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous.
As temáticas da viagem do Santo Padre serão: “Lourdes um santuário internacional”, “Lourdes um santuário jovem” e “Lourdes um santuário para os doentes e a quantos lhes servem”, indicaram os Prelados em uma recente roda de prensa na Solenidade da Assunção da Virgem, conforme informa Rádio Vaticano.
No sábado 13 de setembro, primeiro dia da viagem, o tema será “Lourdes um santuário internacional”, pois o Papa como Sucessor do Pedro levará a Lourdes as intenções de toda a Igreja universal. Esse dia pela tarde o Pontífice visitará a igreja do Sagrado Coração, o cachot ou ‘Calabouço’ e a Gruta das Aparições. Além disso participará da procissão Mariana das tochas na Esplanada da Basílica.
“Lourdes um santuário jovem”, será a temática do domingo 14. Esse dia o Papa celebrará uma Missa em que dirigirá uma mensagem aos jovens peregrinos, e logo participará da procissão com o Santíssimo.
Finalmente a segunda-feira 15 estará dedicada a: “Lourdes um santuário para os doentes e quantos lhes servem”, pois o santuário desde seus inícios foi a meta de milhões de doentes.