O Arcebispo de Pamplona, Dom Francisco Pérez González, assegurou que "não são as palavras a que convencem, nem as análise sisudas os que convertem" mas sim "os gestos cheios de amor de Deus, as obras simples e práticas as que movem os corações dos outros".

"A Nova Evangelização nos está pedindo ser fiel reflexo daquilo que professamos; se formos cristãos deve se notar e de modo especial nas obras", indicou o Prelado em uma recente mensagem publicada no website do Arcebispado de Pamplona e Tudela. Por isso não é válida a afirmação de muitos "que sustentam, até com orgulho, que são fiéis mas não praticam" pois é uma "contradição racional e existencial", acrescentou.

"Não servem hoje cristãos deste modo de ser; simplesmente, não são cristãos porque não vivem o que afirmam acreditar", assinalou.

Depois de lembrar as palavras do Santo Antônio Abade: "calem as palavras e falem as obras", o também Bispo de Tudela precisou que é necessária uma "reforma vital posto que já não servem as palavras ou as formosas formulações" mas sim "necessitamos uma restauração a fundo na vida dos fiéis".

"O paganismo, o laicismo e o materialismo roubaram a fé de muitos fiéis", afirmou Dom Pérez. Por isso, continuou, "devemos renovar nossa vida com uma maior intensidade de oração" pois "o cristão vivo é o que se aproxima das fontes da Vida que são a oração e os Sacramentos".

Do mesmo modo, destacou que "não são as palavras as que convencem, nem as análise sisudas os que convertem, nem as críticas por muito finas que estas sejam, as que levam a vida da fé. São os gestos cheios de amor de Deus, são as obras singelas e práticas que movem os corações dos outros".

"Deixemos que o protagonista entre nós seja Jesus Cristo a quem temos que adorar, amar e servir", alentou o Arcebispo; e isto solo se obterá "lhe adorando no Muito santo Sacramento", se aderindo a Ele de maneira que habite em cada um, e "lhe servindo nos pobres e necessitados. Deixemos que as palavras calem e as obras falem", concluiu.