L'Osservatore Romano (LOR) publicou um artigo em que assinala que o inesperado falecimento de Dom Wilhelm Emil Egger, Bispo de Bolzano-Bressanone, que acolheu ao Papa Bento XVI em suas férias, é "uma perda para o Sínodo sobre a Palavra de Deus" que se realizará em outubro; evento para o qual o Prelado e perito biblista tinha sido nomeado secretário especial.

"O desaparecimento de Dom Egger deixa um grande vazio para a Assembléia Sinodal de outubro próximo. Era um perito e apaixonado biblista, autor de importantes publicações sobre o tema da Palavra de Deus: por esta sua preparação o Papa já tinha ;he confiado o papel chave de secretário especial do Sínodo dos Bispos que, de 5 a 26 de outubro, terá como tema 'A Palavra de Deus na vida e a missão da Igreja'", explica LOR.

Para o Arcebispo Nikola Eterovic, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, a morte de quem fora Bispo de Bolzano-Bressanone "é uma grande perda, pois sua contribuição e sua preparação fará falta. Era uma pessoa amável, sensível aos problemas do mundo atual; que ele sabia ler sempre à luz da Bíblia. Era um apaixonado pela Palavra de Deus. É um consolo pensar que do Céu participará do Sínodo em plenitude. Já tinha participado ativamente na redação do Instrumentum laboris e a morte o surpreendeu enquanto trabalhava para o Sínodo" de outubro.

O Prelado vaticano comentou além como Dom Egger tinha acolhido com humildade e gratidão a nomeação como secretário especial do Sínodo de outubro; e indicou que seu trabalho era o de "coordenar o trabalho dos peritos e velar pela redação das proposições e de outros documentos que os pais sinodais deveriam votar".

"Para fazer um trabalho assim de complexo é necessário ter a um especialista na matéria do Sínodo e Dom Egger certamente o era", acrescentou.

Meses atrás, o mesmo Bispo de Bolzano-Bressanone, tinha comentado a LOR que esperava que o Sínodo sobre a Palavra de Deus ajude à Igreja "para que se converta em um grupo bíblico cada vez maior composto por homens e mulheres que, sob a guia do magistério, participem da leitura orante para serem evangelizados e evangelizadores".